• Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

Espaço Reconceito

Rua Cinco de Julho, 591

Indaiatuba / SP

(19) 3885 3159

December 21, 2017

December 21, 2017

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

MASTIGAÇÃO

April 28, 2017

   

 

 

 

   A Mastigação é uma das funções orais juntamente com a  respiração, sucção, deglutição, sorveção e fonação. 

O bebê típico já nasce com a sucção e deglutição adequadas para sugar o seio materno. Para isso já houve treino na vida intra-útero, com a sucção do polegar e deglutição do líquido amniótico. 

   A mastigação é importante para a nutrição, para a digestão e para o desenvolvimento e crescimento muscular e ósseo, além do desenvolvimento da fala. 

   Precisa ser exercitada e sua coordenação com a respiração e deglutição é fundamental. 

   A mastigação estará totalmente desenvolvida por volta dos 5 anos, acompanhando a troca dos dentes. Deve ser bilateral e alternada  e para isso precisamos de uma oclusão bem encaixada. ( pensar na panela e na tampa). Uma mordida cruzada vai acarretar mastigação unilateral e crescimento anormal. Também  poderá sobrecarregar a Articulação Temporo- Mandibular (ATM) e por isso é importante fazer um encaminhamento ao Ortodontista o mais cedo possível.  

   Na mastigação normal, os músculos bucinadores e a língua trabalham juntos, fazendo com que o alimento possa ser devidamente triturado. 

   A mudança da textura, sabor, temperatura  e da quantidade de  alimento vão amadurecer a função e então devemos propiciar à criança que as fases da alimentação ocorram na seguinte ordem: 

 

1º líquido: leite materno 

2º semi pastoso: sucos e frutas  

3º pastoso: papinhas  

4º sólido  

 

   Se todas as fases forem exercitadas, a língua poderá modificar sua movimentação, a boca poderá experienciar todos os sabores e texturas e a mastigação poderá acontecer naturalmente. Depois de um ano não é aconselhável oferecer sopas batidas no liquidificador e com um ano e meio a criança deve comer tudo o que seus pais comem, no máximo levemente amassado. 

   Importante: Chupeta e mamadeira atrapalham o amadurecimento das funções estomatognáticas e devem ser retirados no máximo até os dois anos de idade. 

Selma Maria Domingues El Hage 

Fonoaudióloga CRFa 2-4019 

Motricidade Orofacial e Linguagem 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square