ARQUITETURA SUSTENTÁVEL

Arquitetura Sustentável - O que é um projeto sustentável?

“É extremamente importante que o profissional tenha em mente que todas as soluções encontradas não são perfeitas, sendo apenas uma tentativa de busca em direção a uma arquitetura mais sustentável. Com o avanço tecnológico sempre surgirão novas soluções mais eficientes.” (YEANG,1999)

O uso de materiais sustentáveis está muito ligado ao desenvolvimento de tecnologia e à consciência social que tem sido amplamente discutida e propagada atualmente. Presenciamos muitas novidades e soluções bastante engenhosas para diminuir o impacto negativo da construção civil, mas muitas vezes estas soluções não são para uso doméstico ou para habitações já prontas. Para contornar isto, proponho pequenas e simples soluções que não nos impeçam de dar nossa contribuição para este tão sério assunto que é a preocupação ecológica com o meio ambiente.

Tenho convicção que todos nós,em qualquer atividade, podemos nos utilizar do conceito de arquitetura sustentável dentro de nossa esfera, nas nossas casas e nas áreas que utilizamos. Basta um pouco de criatividade!

A arquitetura sustentável procura se apropriar de todos os meios possíveis para evitar o choque ambiental que pode ser provocado por uma edificação, não só como resultado final da obra, o prédio, mas muito durante a sua execução - como entulho mal aproveitado, lixo, uso de materiais sem selo verde, desperdício, etc.

Alguns princípios básicos devem nortear o projeto:

  • Avaliação do impacto sobre o meio em toda e qualquer decisão, buscando evitar danos ao meio ambiente, considerando o ar, a água, o solo, a flora, a fauna e o ecossistema;

  • Implantação e análise do entorno;

  • Seleção de materiais atóxicos, recicláveis e reutilizáveis;

  • Minimização e redução de resíduos;

  • Valorização da inteligência nas edificações para otimizar o uso;

  • Promoção da eficiência energética com ênfase em fontes alternativas;

  • Redução do consumo de água;

  • Promoção da qualidade ambiental interna;

Sugestões simples são:

- Antes de reformar um imóvel, avalie a real necessidade e veja se você tem como fazer isto, causando o mínimo de impacto ao meio ambiente. Pense na quantidade de lixo e entulho que você vai gerar. - Quer mudar a decoração? Por que jogar tudo fora - criando um lixo imenso? Pense em reformar, re paginar...com isto você vai preservar as peças ( que muitas vezes tem história) , vai gerar emprego ao artesão que vai reforma-la e acima de tudo, você vai se orgulhar muito de sua participação em todo o processo. - Se você tem um quintal, avalie o quanto você tem de área impermeável. É muito? Retire um pouco do piso/cimento, e plante grama, arbusto, árvores frutíferas. Você vai ganhar muito, em drenagem, qualidade do ar, sombra e até mesmo produtos para consumo.

- Se partirmos para projetos um pouco maiores, temos uma vasta literatura com ótimas sugestões para uso:

Telhados Verdes: O telhado verde absorve até 90% mais o calor que os sistemas convencionais, fazendo com que este não seja propagado para o interior da construção. Além de mais conforto, este fator  praticamente extingue a necessidade do uso de  ar condicionado;

Cisternas: Vem de uma cultura milenar de armazenar a água da chuva ou água de poço em uma caixa d`água que recebe o nome de cisterna.

Uso de Materiais com selo verde: Materiais com selo verde buscam colaborar com o meio ambiente, o ser humano, a diversidade e as organizações, de forma a buscar um caminho mais sustentável e ético.

#arquitetura #sustentável #arquiteturasustentável

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Espaço Reconceito

Rua Cinco de Julho, 591

Indaiatuba / SP

(19) 3885 3159

  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle