• Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

Espaço Reconceito

Rua Cinco de Julho, 591

Indaiatuba / SP

(19) 3885 3159

December 21, 2017

December 21, 2017

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

ARQUITETURA SUSTENTÁVEL

April 28, 2017

Arquitetura Sustentável - O que é um projeto sustentável?

 

 

“É extremamente importante que o profissional tenha em mente que todas as soluções encontradas não são perfeitas, sendo apenas uma tentativa de busca em direção a uma arquitetura mais sustentável. Com o avanço tecnológico sempre surgirão novas soluções mais eficientes.” (YEANG,1999)

 

 

   O uso de materiais sustentáveis  está muito ligado ao desenvolvimento de tecnologia e à consciência social que tem sido amplamente discutida e propagada atualmente. Presenciamos muitas novidades e soluções bastante engenhosas para diminuir o impacto negativo da construção civil, mas muitas vezes estas soluções não são para uso doméstico ou para habitações já prontas. Para contornar  isto, proponho pequenas e simples soluções que não nos impeçam de dar nossa contribuição para este tão sério assunto que é a preocupação ecológica com o meio ambiente. 

   Tenho convicção que todos nós,em qualquer atividade, podemos nos utilizar do conceito de arquitetura sustentável dentro de nossa esfera, nas nossas casas e nas áreas que utilizamos. Basta um pouco de criatividade! 

   A arquitetura sustentável procura se apropriar de todos os meios possíveis para evitar o choque ambiental que pode ser provocado por uma edificação, não só como resultado final da obra, o prédio, mas muito  durante a  sua execução - como entulho mal aproveitado, lixo, uso de materiais sem selo verde, desperdício, etc. 

 

Alguns princípios básicos devem nortear o projeto: 

  • Avaliação do impacto sobre o meio em toda e qualquer decisão, buscando evitar danos ao meio ambiente, considerando o ar, a água, o solo, a flora, a fauna e o ecossistema; 

  • Implantação e análise do entorno; 

  • Seleção de materiais atóxicos, recicláveis e reutilizáveis; 

  • Minimização e redução de resíduos; 

  • Valorização da inteligência nas edificações para otimizar o uso; 

  • Promoção da eficiência energética com ênfase em fontes alternativas; 

  • Redução do consumo de água; 

  • Promoção da qualidade ambiental interna; 


Sugestões simples são: 

 - Antes de reformar um imóvel, avalie a real necessidade e veja se você tem como fazer isto, causando o mínimo de impacto ao meio ambiente. Pense na quantidade de lixo e entulho que você vai gerar. 
 - Quer mudar a decoração?  Por que jogar tudo fora - criando um lixo imenso? Pense em reformar, re paginar...com isto você vai preservar as peças ( que muitas vezes tem história) , vai gerar emprego ao artesão que vai reforma-la e acima de tudo, você vai se orgulhar muito de sua participação em todo o processo. 
 - Se você tem um quintal, avalie o quanto você tem de área impermeável. É muito? Retire um pouco do piso/cimento, e plante grama, arbusto, árvores frutíferas. Você vai ganhar muito, em drenagem, qualidade do ar, sombra e até mesmo produtos para consumo. 

 - Se partirmos para projetos um pouco maiores, temos uma vasta literatura com ótimas sugestões para uso:

       Telhados Verdes: O telhado verde absorve até 90% mais o calor que os sistemas convencionais, fazendo com que este não seja propagado para o interior da construção. Além de mais conforto, este fator  praticamente extingue a necessidade do uso de  ar condicionado; 

       Cisternas: Vem de uma cultura milenar de armazenar a água da chuva ou água de poço em uma caixa d`água que recebe o nome de cisterna. 

       Uso de Materiais com selo verde: Materiais com selo verde buscam colaborar com o meio ambiente, o ser humano, a diversidade e as organizações, de forma a buscar um caminho mais sustentável e ético. 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags